terça-feira, 14 de abril de 2015

EU TE PERDOO


Contam que Santa Rita, antes de se tornar freira era mãe de dois filhos,  casada com um senhor poderoso e briguento de Cassia, na Itália, ele foi assassinado covardemente pelos seus inimigos, no dia do funeral, publicamente ela perdoou os assassinos do marido. Dias depois, confessou a uma amiga: ”Somente agora consegui perdoar de verdade aqueles assassinos”. E a amiga: ”mas você já não os perdoaste publicamente durante o funeral? “ Aquele perdão - disse Rita - não foi sincero porque perdoei por medo de futuras vinganças contra os meus filhos. Agora estou perdoando de verdade, em nome do Senhor,  e não peço nada de volta”. Examinando nos jornais o teor das palavras de parentes e amigos de pessoas assassinadas se lê com frequência afirmações como: “ Eu perdoo, não quero vingança, mas quero justiça e que o criminoso seja preso e duramente condenado”. Ou: “ Eu os perdoo mas devem ser eles primeiros a pedir este perdão”. Estes sentimentos, aparentemente razoáveis  e justos, escondem, sim, o desejo e a satisfação da vingança .  No Evangelho Jesus é radical: “Não perdoais  sete vezes, mas setenta vezes sete. – Para quem te bate na face esquerda ofereça também a direita – e para os que o crucificaram: - Pai perdoa-lhes porque não sabem aquilo que fazem”.  O perdão sincero e total é a prática evangélica mais difícil. Mesmo quando se trata de perdoar crimes menores: uma calúnia, uma maledicência, uma infidelidade, um roubo de dinheiro ou de coisa de estimação. No grupo do Terço dos homens, que frequento há quatro anos, tenho um companheiro que, na hora dos pedidos de oração, repete quase sempre: “ Peço a vocês e ao Senhor a força de perdoar.  Não consigo perdoar”. Duas semanas atrás, todos ficamos admirados quando disse” Agradeço as vossas orações e a ajuda do Senhor, porque finalmente consegui perdoar”. Custou o seu perdão, mas foi claro que ele tinha entendido o que deveria ser um perdão verdadeiramente cristão. Por isso podemos encerrar estas considerações com a oração de São Francisco: “Louvado seja, meu Senhor, por tosos aqueles que têm a força de perdoar”.

sergiobernardoni@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário