segunda-feira, 31 de março de 2014

Um bispo mártir em El Salvador: 24 de março 1980.


Há 34 anos foi assassinado Dom Romero Arcebispo de El Salvador. Há um clamor do povo para que seja santificado, mas o seu compromisso social e a luta contra o governo de extrema direita daquela pequena nação,é uma sombra para aquela parte da Igreja que ainda se apoia sobre a força do poder autoritário. Colocamos aqui alguns trechos da ótima reflexão do monge beneditino Marcelo Barros, publicada em O POPULAR no dia 26/3/2014.
" Monsenhor Romero era um bispo conservador, No entanto, ele viu famílias pobres serem obrigadas a entregar sua terra ou casa a um proprietário rico, Viu pais de famílias  serem enterrados simplesmente por tentar defender seus direitos humanos. Viu que padres, como Rutílio Grande, que defendiam os pobres eram torturados e mortos.Então, Romero começou a levantar sua voz em defesa do povo oprimido. E passou a ser odiado pelas elites e pelos militares que as defendiam. No dia 24 de Março de 1980 quando celebrava a Missa na Capela de um hospital, um atirador entrou na igreja e o alvejou no coração. O sangue de Romero se misturou com o cálice da Eucaristia, no qual se faria memória do sangue de Jesus.
O martírio de Romero teve repercussão enorme em todo o mundo. A situação de El Salvador  tornou-se um escândalo mundial ,e, poucos anos depois, o sistema político foi renovado e o país conquistou uma democracia nais justa. Atualmente, El Salvador acaba de ter eleições presidenciais. O povo escolheu como presidente  Salvador Cerém, antigo militante de esquerda. A proposta do novo governo é integrar-se na caminhada bolivariana de outros países do continente por uma  verdadeira independência frente ao império norte-americano e uma administração política que acabe com a desigualdade social que ainda reina no país Ao estimular padres e bispos a ir às periferias e servir de fato às necessidades do povo, o papa deixou claro que o modelo de pastor que ele pensa para a Igreja é Oscar Romero."

Nenhum comentário:

Postar um comentário