sexta-feira, 13 de março de 2015

A CONSCIÊNCIA PODE DOER.


Num destes dias fui à lanchonete para comer um salgado com minha esposa. Foram dois salgados e dois cafés. Quando fui pagar percebi  que  a atendente tinha marcado  dois cafés e somente um salgado. Eu vi o erro, pouco depois, e quando o caixa me perguntou se era isso mesmo, falei que sim e paguei. Foi distração?  Foi esperteza? Foi ladroagem? Não sei, talvez um pouco de tudo me ajudou a aplicar a “lei de Gerson: tirar vantagem”. Mas quando voltei em casa a consciência me doeu tanto que não consegui dormir direito, até achar uma solução para reparar o meu erro: voltaria na mesma lanchonete no outro dia e no papel da despesa eu mesmo marcaria “mais um salgado”, sem telo comido, pagando assim o do dia anterior, que eu tinha comido sem pagar. E é o que fiz no dia seguinte. Este tipo de “consciência que dói” é herança da minha educação católica que eu agradeço do profundo do coração. Parece que nem sempre a consciência dói, mesmo quando não se trate de dois ou três reais, mas de milhões, como se vê acontecendo no escândalo da Petrobrás. Pode-se misturar religião com corrupção de menor ou maior importância, sem a consciência doer. E isso pode atingir nós todos, gente comum, se não tiver a delicadeza de consciência para perceber que o que não é nosso “não é nosso”, e se não  aprender a viver com justiça e com a extrema atenção a não prejudicar o próximo. Jesus no Evangelho diz que se na hora de orar ou fazer uma oferta no altar você lembrar que tem alguma dívida com o próximo: “deixa lá a tua oferta e vã reparar primeiro o mal feito ao irmão”(Mt.5,23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário